Zonesoft Zpos - Influencia as vendas

O que é a rotação de mesas e como influencia as vendas?

A rotação de mesas tem como objetivo rentabilizar ao máximo o espaço e aumentar vendas. Descubra em que consiste e como fazer.

Sabia que alguns restaurantes conseguem duplicar a faturação com uma boa estratégia de rotação de mesas? Descubra em que consiste e como implementar no seu negócio.

O que é a rotação de mesas?

A rotação de mesas é o número médio de clientes que consumiram por mesa, num determinado período de tempo. Se um dado restaurante tem 5 mesas e recebeu 20 clientes num dia, então a rotação de mesas será de 4 clientes por mesa.

 

A rotação de mesas é influenciada pelo tempo médio de permanência e pela procura – quanto menos tempo os clientes ficarem, maior será a rotação desde que exista procura suficiente para preencher as mesas que vagam.

 

Por outro lado, de nada serve aumentar a rotação se o ticket médio diminuir. O ticket médio é o valor que cada cliente gasta no estabelecimento, ao longo de toda a permanência. Se durante um dia as vendas foram de 1.000€ e recebeu 20 clientes, o ticket médio é de 50€ por cliente. Se a rotação passa de 4 clientes por mesa para 8, mas o ticket médio descer de 50€ para 25€, não existe qualquer benefício.

 

E como possuir uma boa rotação de mesas sem prejudicar a qualidade da experiência do cliente? Para isso, é necessário conhecer bem os clientes e contar com a ajuda de ferramentas tecnológicas capazes de coordenar o mapeamento de mesas.

A equipa de sala desempenha um papel fundamental no aumento da rotação de mesas e do ticket médio

A equipa deve estar previamente formada de modo a desempenhar um comportamento direto, profissional e ágil, que promova a rotação de mesas. Devem conseguir manter a cordialidade e atenção para com os clientes, mas também saber ler os momentos e as diferenças fases de cada refeição. Com tato, agilidade e sentido de oportunidade, a equipa de sala deve ter a capacidade de tomar uma decisão entre tentar aumentar o ticket médio ou a rotação de mesas. Ou seja, decidir se para cada mesa é mais proveitoso tentar aumentar o valor despendido ou atuar para levar à rotação da mesa.

Saber quem são os seus consumidores

Para aumentar a rotação das mesas é imprescindível saber quem são os clientes mais recorrentes e que tipo de interesses e ações de consumo desempenham. Procure traçar um perfil geral de consumo, de modo a poder atender rapidamente às suas expectativas e necessidades. Se os seus clientes possuem um elevado poder de compra ou se tenta posicionar o seu restaurante como de luxo, o aumento da rotação de mesas pode não ser o objetivo principal. Mas se trabalha numa gama de refeições económicas ou self service, basta um ligeiro aumento da rotação de mesas para fazer toda a diferença na faturação.

Um software como o ZSREST é a chave

A rotação de mesas pode determinar a duplicação da receita de um restaurante. Por isso quando mais organizado e automatizado for a gestão de mesas, mais fácil será antever o seu posterior sucesso.

 

A ZPOS disponibiliza um sistema de gestão pensado para restaurantes, restaurantes ou bares Com esta ferramenta, pode elaborar mapas de mesa que ajudam a otimizar o atendimento prestado aos clientes. Com isto consegue menos tempo de espera, horários mais coordenados, maior oportunidade para consumo, durante o mesmo período de tempo.

 

Em conjunto com uma equipa de especialistas, o ZPOS ajuda-o a conhecer melhor o potencial do seu negócio. Entre em contacto.