Sistema de gestão: porque é que o seu restaurante precisa de um?
Descubra o que é um sistema de gestão, quais as vantagens e como implementar no seu restaurante.
Em 1792, Antoine Beauvilliers, surpreendia um grupo de clientes incrédulos com o que era, à data, algo inédito – o restaurateur propunha um conjunto de opções de refeição, organizadas naquilo a que batizou de “menu”. Esta inovação marcou o nascimento do restaurante moderno, numa época em que a oferta se limitava a um prato único, pensado para satisfazer o apetite de viajantes apressados.
Considerado um dos pais fundadores da gastronomia moderna, Beauvilliers iria ainda mais longe ao ser o primeiro no setor a pensar o ambiente na sala de jantar, selecionar empregados de aparência cuidada em cuja formação investia, e equipar a cozinha (e a garrafeira) de forma a satisfazer todos os caprichos.
Nascia assim uma nova geração de restaurantes, uma experiência superior que serviria de inspiração a séculos de gastronomia francesa, e a primeira de muitas inovações que viriam a transformar o setor.
O que é um sistema de gestão?
Hoje, mais de 200 anos depois da morte de Beauvilliers, o mundo da restauração não para de evoluir, apesar das mudanças serem menos visíveis para os clientes. O setor está a mudar por dentro. A forma de comunicação e organização têm beneficiado de uma poderosa, mas discreta ferramenta: o sistema de gestão.
Um sistema de gestão é um software que organiza e interliga processos internos nas diferentes áreas do restaurante, de modo a facilitar o trabalho, otimizar os resultados e aumentar a produtividade da equipa.
Dos pedidos dos clientes à emissão de encomendas aos fornecedores, sem esquecer o controlo de faturação e consumo dos ingredientes, um sistema de gestão tem o potencial para eliminar tarefas burocráticas e libertar as pessoas para o que realmente acrescenta valor – passar mais tempo com o cliente.
Como funciona o sistema de gestão na prática
A adoção de um sistema de gestão traz vários benefícios práticos para o gestor moderno. Estas são as principais.
Redução de custos e desperdício
A integração dos dados de diferentes áreas cria uma visão abrangente do restaurante. Desta forma, é possível identificar as áreas onde pode reduzir custos e suportar a tomada de decisão com números.
Por exemplo, é possível detetar um aumento significativo no volume de compras aos fornecedores que não é acompanhado de um crescimento proporcional em vendas. Este tipo de comportamento dispara um alerta, que deve ser analisado. Ou pode detetar que o ticket médio, o valor por refeição, tem vindo a descer o que poderia levar a refazer a invenção de Beauvilliers e repensar o menu.
Informação relevante na ponta dos dedos
No que toca a grandes transformações no setor da restauração, poucos anos se comparam a 2004. Nesse ano, estreava-se uma inovação cujo impacto se estenderia até aos dias de hoje – era lançada a primeira plataforma de comentários online. Reviews, estrelas, pontuações passaram a fazer parte do léxico e, desde aí, a preocupação com os dados tem sido sempre crescente. Hoje, graças aos sistemas de gestão, as informações introduzidas geram relatórios precisos, com informações reais sobre o estado do estabelecimento. Os relatórios podem ser personalizados para mostrar apenas as informações mais relevantes, de vendas a faltas de stock, até listas de compras, para ganhar tempo para as questões importantes do seu negócio.
Mais autonomia e produtividade para a equipa
Os sistemas de gestão não são propriamente novos. Em 1995, a primeira solução pensada especificamente para a restauração chegava ao mercado, mas estava ao alcance apenas das principais cadeias de fast food mundiais.
A introdução desta tecnologia foi um dos segredos por trás dos elevados níveis de automatização e a padronização atingidos nos processos de trabalho. Cedo, muitos outros restaurantes perceberam o potencial para tornar as equipas mais autónomas e produtivas. A clareza de processos melhorava a comunicação e evitava a necessidade de refazer tarefas. Também contribuiu para uma maior segurança, ao identificar os procedimentos mais corretos, ergonómicos e testados. Atualmente, a simplicidade de utilização e os custos de instalação tornam um sistema de gestão mais acessível e eficiente.
Maior qualidade de atendimento
Um sistema de gestão vai muito para além da organização interna. As mudanças são visíveis e transparecem para os clientes. A rapidez e qualidade do atendimento melhoram. A equipa, ao invés de estar embrenhada em tarefas burocráticas, tem mais tempo para estar com os clientes. A automação é um dos fatores essenciais para uma experiência de atendimento mais humana. e contribui para uma excelente experiência no restaurante.
Controlo de stock
O inventário é uma das tarefas mais morosas, manuais e propícias a erros num restaurante. Para além disso, pode facilmente levar a falhas nas encomendas, que têm custos acrescidos caso as datas de validade sejam ultrapassadas. Através de um sistema de controlo de stock, é possível saber sempre o que entra, o que sai e o que está armazenado no restaurante.
ZPOS, o parceiro para restaurantes inovadores
Na ZPOS, ajudamos restaurantes inovadores a melhorar a experiência dos seus clientes. Para isso, desenhamos sistemas de gestão simples, intuitivos e eficazes. A nossa equipa de profissionais tem uma vasta experiência em restauração e retalho. Entre em contato.